Alfredo Buendía

Crooner de jazz & bosa nova

LE MEILLEUR DU JAZZ

ET DE LA BOSSA NOVA

Alfredo Buendía - Crooner de Jazz & Bossa Nova

Alfredo toulouse ruePor que tocar nas ruas ?

Será que o espaço público possa gerar mágia ? Você está andando para o trabalho ou passeando na cidade, e de repente ouve uma melodia. Essa música abre um espaço na cidade, um espaço onde um artista vai transmitir sensações, sentimentos, energias que vão lhe tocar. Muitas vezes pessoas falam assim : « estava com meus problemas na cabeça e ouvi uma música linda. O mundo mudou em um segundo, e fiquei parado, esquecendo de tudo ». É isso ! Divulagando seu trabalho na rua, o artista joga com esse aspeito do espaço urbano : dum lugar de tránsito ele faz um lugar de expressão, um momento onde a alma se desfaz das preocupações cotidianas para criar um espaço que corta com a soledão dos transeuntes, separados cada um no seu mundo, e criar uma bolha dentro da qual sem mudar nada das paredes da cidade o espaço virou um lugar público, com o sentido de que pertenece ás pessoas. Em realidade, o espaço vira o espaço daquele quiser se parar na bolha !

Assim, tocar nas ruas é um ato de transformação do mundo, é a vontade de fazer dum lugar outra coisa do que é normalmente. Também é trazer no espaço publico a reflexão artistica seguinte : « para que está feito este espaço ? Não poderia estar usado para outras coisas ? Qual é o seu papel nesse espaço ? ».

O Rio de Janeiro tem agora uma lei municipal autorizando os artistas de rua a trabalhar nos espaços do Rio. É uma lei que vai contribuir á reapropriaçaõ dos espaços públicos que ficaram abandonados por causa da insegurança. E quando tudo mundo poderá sair em qualquer lugar com crianças para ouvir um espectaculo nas ruas, o espaço público será o que deve ser : um espaço de encontro, de conversa, de construção da cultura, ao vivo !

lien

%d blogueurs aiment cette page :